Dissertação (Mestrado) - 1999
Autor: Marco Antonio Simas Alvetti
Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina
Resumo
Na perspectiva de uma renovação dos conteúdos programáticos escolares, devido à pouca disponiblidade de pouco material didático que insere a física moderna e contemporânea no ensino médio, neste trabalho articula-se uma alternativa: a utilização do material de divulgação científica em particular a Revista Ciência Hoje, editada desde 1982 pela SBPC, que se diferencia de outras publicações nacionais, devido a qualidade da informação veiculada, a confiabilidade da auditoria dos artigos e o perfil editorial. Esta pesquisa avalia as possibilidades pedagógicas dos artigos dessa revista, para sua utilização na formação inicial e continuada de professores de física, como forma de subsidiar a introdução da FMC no ensino médio. Por meio de um banco de dados, que contém registros sobre divulgação científica para o ensino de física, foram levantados os artigos que são utilizados na análise considerando os aspectos da conceituação e da linguagem envolvidas no discurso do texto e as suas implicações para o uso pedagógico. Para a devida transposição didática dos artigos, utiliza-se a abordagem temática, contextualizando a análise escolar. A utilização deste material parece ser uma boa alternativa, se tivermos como meta implantar disciplina(s) específica(s) para abordar a FMC nos cursos de formação de professores, bem como a sua introdução no ensino médio.
Clique aqui para baixar o arquivo completo em PDF.
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro CEP: 21.045-900 - nestudos@fiocruz.br
Realização: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Universidade Federal de Minas Gerais.
Apoio: CNPq